PROJETO MAIS SAÚDE
O Projeto Mais Saúde da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, demonstra a nossa preocupação pela Saúde e Bem-Estar da comunidade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais do que ausência de doença, o conceito de saúde representa o completo bem-estar físico, psíquico e social. Entende-se por qualidade na saúde o conjunto de cuidados globais e a manutenção da mesma, passando pela prevenção de doenças e até o restabelecimento da saúde.
Dá-se à palavra “Saúde” um significado muito mais amplo. Assim, manter uma rotina de vida que prioriza estes conceitos conduzirá a uma vida saudável. Fica claro que a promoção da saúde depende de comportamentos individuais e também de aspetos de dimensão coletiva. Nesse contexto, propiciar às pessoas condições dignas de vida é um fator determinante na prevenção e favorável à ausência de saúde.
Um baixo nível de literacia em saúde é considerado um fator de risco para doenças como a obesidade, a diabetes, as doenças cardiovasculares e o cancro. É fundamental promover a capacitação da população, incentivar a utilização dos serviços de prevenção e de rastreio de doenças e desenvolver conhecimentos sobre hábitos de vida saudáveis. Cidadãos melhor informados sobre saúde serão necessariamente cidadãos mais capazes de tomar decisões acertadas, contribuindo não só para melhores resultados em saúde e para uma melhor qualidade de vida.
O Projeto Mais saúde abrange várias Valências na área da Saúde, onde desenvolvemos atividades de sensibilização, como palestras, rastreios, encontros e workshops, com diversas temáticas sobre hábitos de vida saudáveis, diabetes, hipertensão, alimentação saudável, papel parental, cursos de preparação para o parto e parentalidade, saúde mental, cancro da mama, cancro da pele e oral, bem como atividades desportivas e animação.
Parcerias com várias entidades públicas e privadas da nossa comunidade, agrupamentos de escolas e movimento associativo, que se disponibilizam a colaborar com a Junta de Freguesia, com o objetivo de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população, em que todos participam num espírito de solidariedade, cooperação e cidadania.